Jan Vermeer Coloring Book






O livro se chama livro de colorir do Jan Vermeer (Jan Vermeer Coloring Book, da Prestel), mas é mais do que um livro de colorir. A proposta do livro é se inspirar em obras de Vermeer, ou fragmentos da obra e usar a imaginação para completar, fazer versões e usar a imaginação de diversas formas diferentes, desenhando e colorindo e até usando colagens ou o que mais você achar legal.
Uma das atividades é desenhar sua irmã ou sua mãe em uma moldura que fica bem do lado de uma cópia da Moça do Brinco de Pérola. A inspiração normalmente é mais intuitiva e o livro não vem com  muitas regras, apenas sugestões (e, puxa, sim, estão em inglês). É como se ao ver uma pintura dessas, uma motivação aparecesse para tentar brincar mais com luz e sombra e brilho.
Sei que muitos pais se sentem intimidados por trazer arte clássica para as crianças, mas se você assistir o vídeo abaixo, você vai ver a segurança de uma menina de 8 anos desenhando sua versão do retrato da Moça do Brinco de Pérola. A minha filha de 3 anos, não tenta ir tão longe, mas rabisca sem medo e já começa a identificar alguns padrões e idéias.



Hoje existem vários livros de colorir e de adesivos baseados em obras de arte e artistas famosos e tento sempre ter alguns em casa (ou mesmo baixar folhas de graça da internet). As crianças adoram pintar, colorir e adesivar. E que sorte, poder se inspirar em coisas belas, historicamente relevantes e com camadas mais interessantes de estética e técnica. Claro que compro Backyardigans e fadas, como todas as mães, e não acho que seja saudável exaurir as crianças com coisas que elas ainda não conseguem enxergar. Mas sinto que quando trazemos esses elementos com delicadeza, eles se destacam no meio do caos que é a superpopulacão de bonecos e televisão e merchandising e ufa, tudo aquilo.  



A National Gallery também tem um joguinho de casa de bonecas online inspirado nos artistas holandeses, para você customizar uma casa de acordo com obras de pintores famosos e com a arquitetura e época adequadas. Uma saída mais interessante para as crianças que gostam de gastar tempo online.

0 comentários:

Postar um comentário