Destino, de Walt Disney e Salvador Dali

Fantasia e Fantasia 2000 são dois lindos clássicos para crianças. Alguns dos capítulos, em especial Rapshody in Blue, estão nos meus momentos preferidos da animação. Mas o que faz valer ainda mais a pena comprar o Combo Fantasia/ Fantasia 2000 em Blu-Ray e Dvd é que escondidinho nos Bonus Tracks está o curta-metragem Destino. Para quem não tem o filme, dá pra dar uma espiadinha aqui no Youtube, é claro.


Um desenhista da Disney trabalhou com Dali por 8 meses entre 1945 e 1946, mas as dificuldades financeiras do pós-guerra acabaram deixando o trabalho inacabado. Mais de 50 anos depois, quando Roy Disney estava trabalhando em Fantasia 2000, ele resolveu retomar o projeto (que foi finalizado em 2003).


 O filme é uma aula da estética do Surrealismo e conta a história de Cronos e sua paixão por uma mulher mortal. Para enriquecer a compreensão das crianças, vale a pena mostrar uns quadros surrealistas antes e pesquisar um pouco com elas. O filme repete a iconografia da pintura de Dali, então a criança vai poder reconhecer as formas, os desertos, as torres, os relógios derretendo, tudo. Vale acrescentar que o filme não tem diálogos, é basicamente um clipe da música original "Destino", então a pesquisa de arte pode criar um diálogo com a criança. Você pode achar alguma coisa bacana aqui e aqui.

0 comentários:

Postar um comentário